25 de agosto de 2014

Quero estudar na Finlândia, o que faço?

A Finlândia é um modelo mundial de referência em ensino de qualidade

O país oferece diversos cursos para estrangeiros, desde cursos de verão, línguas (como o finlandês e o sueco, os idiomas oficiais do país), até bacharelado, mestrado e doutorado. 


Estudar na Finlândia
(Foto: Aalto University - http://web.aalto.fi/en/current/news/2013-04-11-002/)

Você pode pesquisar os cursos desejados diretamente no site das principais universidades do país (Helsinki, Aalto, Tampere, Turku, Oulu, Jyväskylä, Vaasa, dentre outras) ou então dê uma pesquisada no http://www.studyinfinland.fi/. Essa escolha deve ser feita com calma e avaliada com tranquilidade.

Não se esqueça que na Finlândia alguns cursos são ministrado em finlandês e outro em inglês, então você deve comprovar proficiência na língua de estudo. Então, se você ainda não tem sua proficiência, corra atrás disso (TOEFL, IELTS, Cambridge) pois é um processo que costuma demorar um bocado.


Depois de resolver esse ponto, é hora de se inscrever no curso pela internet. Cada universidade tem suas regras e valores para inscrição (quando aplicável), mas em geral, deve-se preencher formulários de inscrição online, preparar uma boa carta de motivação, buscar cartas de referência, tanto de professores como de locais onde você trabalha ou já trabalhou, e que tenham relação com o curso que você busca. Além disso, prepare um CV em inglês e, dependendo do curso, poderá também ser solicitado exemplos de trabalhos seus na área desejada. Você também deverá buscar, caso aplicável, certificado de conclusão de seus estudos no Brasil, diplomas e históricos escolares. Além de preencher tudo online, todos esses documentos deverão ser enviados via postagem internacional para que a escola ou universidade na Finlândia dê entrada em seu processo de application. Uma boa dica é utilizar serviços particulares como a FEDEX, que custam um pouco mais caro do que o correio convencional, mas o prazo de entrega é bem mais curto e você pode acompanhar online onde seus documentos estão a cada dia.


Pode ser também que você tenha que fazer uma entrevista online (pode ser que para alguns cursos de curta duração não seja necessário). Então mantenha o inglês afiado, tenha uma boa conexão de internet e Skype.

A partir do ano letivo 2014-2015 (que começa agora em setembro), a Finlândia não cobrará mais mensalidades para os graus de ensino superior inclusive para estrangeiros (poderá voltar a cobrar no futuro). Mesmo assim, existem programas de bolsas de estudo, como o Ciência sem Fronteiras,  FAPE(SP-MIG-RGS, etc.) e CNPq, oferecendo oportunidades para doutorado, pesquisa, mestrado "sanduíche", entre outras, que dão uma ajuda de custo para se manter. Caso você já esteja estudando aqui no Brasil, vale buscar diretamente na sua universidade (nos escritórios de relações internacionais, ou algo assim) programas como o Erasmus Mundus ou convênios bilaterais específicos.

Ah, não esqueça de tirar ou renovar o passaporte!

Recapitulando:
1 - Proficiência em inglês;
2 - Busca minuciosa nas universidades e escolas pelo(s) curso(s) desejado(s);
3 - Inscrição online, elaboração de cartas, CV, amostra de trabalhos (pode mudar um pouco de acordo com a escola/curso);
4 - Entrevista via Skype ou no local, se por acaso você estiver de bobeira por lá (este passo também depende da escola/curso);
5 - Possibilidades de bolsa de estudos, que vale buscar junto com o passo 2.
6 - Passaporte

 
Fui aceito, e agora?

Depois do susto, do frio na barriga e da euforia é hora de colocar os pés no chão e conseguir o visto. Caso seus estudos sejam de um período inferior a 90 dias, como em um summer course, não é necessário solicitar visto de residência. Se você for ficar por mais de 90 dias, sua jornada começa aqui:


O processo para estudantes é iniciado online, no site da imigração (https://e-asiointi.migri.fi). Você deve preencher o formulário online, de acordo com o seu caso e anexar digitalização dos seguintes documentos:
- Comprovante de aquisição do seguro de saúde internacional, que será diferente de acordo com o tempo de estudo (curta ou longa duração). Para estudos de longa duração, ou seja, dois anos ou mais, o seguro sai mais em conta, pois você poderá se registrar na municipalidade da cidade onde for morar para ter acesso ao sistema de saúde pública, desta maneira o seguro apenas irá cobrir gastos extras. A imigração finlandesa recomenda o Marsh SIP, que é vendido por uma empresa belga e já é reconhecido automaticamente pela embaixada, facilitando o processo de obtenção do visto;
- Comprovante de capacidade financeira, mostrando que você tem como se manter na Finlândia. Pode ser uma carta de referência do seu banco (a conta precisa estar em seu nome) ou um certificado de bolsa de estudos. O valor solicitado pela imigração é de 6.720 EUR (560 EUR/mês), porém a embaixada recomenda apresentar valores superiores para evitar qualquer problema no processo;
- Carta de aceite da universidade ou escola;

- Passaporte e uma foto em tamanho específico (Passport Photo Guidelines);
Após o preenchimento do formulário deverão ser pagas as taxas (cerca de 300 EUR) para que a embaixada e a imigração iniciem o processo.


O tempo médio de processamento de visto de residência para estudos é de três semanas, podendo variar de acordo com a época do ano, portanto programe-se para aplicar com antecedência.

Se você é casado e seu marido ou esposa já está em prantos, pois vocês ficarão longe por muito tempo seu cônjuge pode solicitar um visto de residência baseado em laços de família. O formulário pode ser encontrado no site da imigração (http://www.migri.fi/frontpage) e, neste caso, o formulário deve ser impresso (o processo não é online como o do estudante). Além disso, você precisará apresentar documentos como a certidão de casamento traduzida por um tradutor juramentado e atestada pelo Palácio do Itamaraty (como você faz isso? Continue lendo e irá descobrir!), comprovante do seguro de saúde internacional (boa notícia, pois pode ser o Marsh SIP), e o atestado de capacidade financeira que pode ser o mesmo do cônjuge, só que neste caso o valor deve ser no mínimo o dobro. Por fim, deve ser paga também a taxa, que um pouco mais alta do que para o estudante, para a embaixada dar entrada no processo. Fique atento, pois o visto de residência baseado em laços familiares pode demorar mais do que o do estudante. Assim, comece tudo cedo e uma dica é dar entrada nos dois processos juntos.

Agora a parte interessante. Depois de dar entrada será necessário agendar uma entrevista na embaixada da Finlândia para levar os documentos originais. Se você mora em Brasília você está com sorte, se não, prepare-se para um bate e volta no Distrito Federal! A Finlândia possui consulados honorários em diversos estados, porém a embaixada é em Brasília (http://www.finlandia.org.br/public/default.aspx?&contentlan=17&culture=pt-BR).

Apesar de mostrarmos aqui o caminho das pedras, entre em todos os sites que referenciamos aqui (e em outros que você descobrir), pois alguns detalhes ou valores apresentados podem se alterar com o tempo.

Nähdään pian!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Que bom ter você por aqui! Ficaremos felizes em ler sua opinião!
Ah, se você não tiver uma conta google e estiver comentando como anônimo, não esqueça de colocar seu nome no final!
:)

Prove também uma dose de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...