5 de março de 2015

Mercado Municipal Hakaniemi

Saiba porque o Mercado Municipal Hakaniemi se tornou o queridinho dos estrangeiros que moram na Finlândia - e dos finlandeses também



Quem vem do Brasil e de outros lugares acostumados a comer carne bovina, principalmente churrasco, a princípio estranha um pouco a gastronomia finlandesa: aqui eles consomem muito mais peixe e carne de porco do que a bovina.


Não fique chateado se não achar aquele bife suculento para churrasco nos mercados (nunca vi um açougue por aqui), ou se achar, não se assuste com o preço. Uma boa carne pode chegar a custar 60 euros o kilo! 

Uma boa dica para comprar carnes (bovina, peixe, frango e porco) é o mercado Hakaniemi. Localizado no centro de Helsinki e de fácil acesso de bonde, ônibus e metrô, ele se tornou um famoso ponto de compra dos estrangeiros e dos finlandeses também!


Foto: Entre vodka e cachaça

Em Hakaniemi é possivel comprar uma carne boa por 18 euros o kilo, frutas e vegetais frescos e orgânicos, queijos, geléias, Graavilohi (salmão cru marinado durante alguns dias em uma mistura de sal grosso, açúcar e endro; uma especialidade culinária escandinava - vamos falar sobre isso mais para frente) e pasmem... até coração de galinha! (eu adoro*)

Pela qualidade e quantidade de alimentos e pelo estilo, Hakaniemi lembra um pouco o Mercadão em São Paulo, mas sem o sanduíche de mortadela e o bolinho de bacalhau! rs...

Confesso que alguns peixes custam um pouco caro na minha opinião e quando passo por eles fico babando... (#vida de estudante)





Fotos: Entre vodka e cachaça

No segundo andar do mercado tem artigos de casa, artesanato, roupas e souvenirs.


Fotos: Entre vodka e cachaça

A região de Hakaniemi também é conhecida pelas lojas asiáticas. Eu geralmente vou em uma (Vii-Voan - #fica a dica) onde consigo comprar amido de tapioca (uhu! tapioca!), leite condensado mais em conta e creme de leite da Nestlè. Eles também vende peixes e frutos do mar, além de tudo relacionado à culinária asiática.

Dica: vá com disposição, pois com certeza você voltará cheio de sacolas e bem pesadas! 

Curiosidade: A forma preferida de comer salmão aqui na Finlândia é defumado. Você encontra peixe defumado pode em qualquer lugar que vá e a paixão é tanta, que alguns finlandeses possuem uma máquina para defumar o peixe em casa! 


Ficha
Hämeentie 1A, Helsinki
A maioria das lojas aceita cartão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Que bom ter você por aqui! Ficaremos felizes em ler sua opinião!
Ah, se você não tiver uma conta google e estiver comentando como anônimo, não esqueça de colocar seu nome no final!
:)

Prove também uma dose de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...