29 de junho de 2015

Ah, a primavera

Primavera é sinônimo de flor, calor, sol e muita cor. Só se for ai no Brasil, pois aqui na Finlândia não é bem assim!

O começo da estação das flores nessas terras ao norte ainda tem cara de inverno: muita neve, muito cinza e pouca cor. Ao longo da estação (passadas mais ou menos duas semanas do início), os dias vão ficando mais longos, a neve vai desaparecendo e o verde vai voltando a aparecer. A vida parece acordar, os esquilos voltam a escalar as árvores, a gaivotas a voar e cantar e os coelhos a andar apressados para lá e para cá.


Ao meio da primavera temos temperaturas “agradáveis” de 13 graus em média e já podemos ver a grama verdinha brotar, as lindas tulipas nos jardins e diversos tipos de flores. 



Tulipas
Se antes anoitecia por volta das 16h, agora cada a cada dia que passa o sol se põe mais tarde. Por isso, as ruas estão sempre cheias, as pessoas saem de suas casas, inúmeros eventos a céu aberto acontecem pela cidade... Não se preocupe em voltar para casa no escuro, pois na primavera não existe “escuro”. Noite mesmo só se for o curto período entre 01h e 03h da manhã e mesmo assim ao horizonte você consegue ver uma fina linha do sol despontando.

22h

23h

24h
Enquanto vocês ai no Brasil, no outono, reclamam de frio aos 17 graus, eu aqui na Finlândia fico feliz quando a máxima aqui são esses mesmo 17 graus. E se o sol estiver brilhando, consigo até arriscar em sair de casa com um simples casaquinho. Pessoas vão para as praias e parques para poder tomar um pouco de sol (oi, vitamina D!).

Se quem é de São Paulo reclama do tempo maluco é porque não conhece aqui. A maioria dos dias aqui tem sol. E chuva. E nubla. E faz sol de novo. E assim, com tantas mudanças em um dia só, que os dias vão seguindo e cumprindo seu ciclo, cada vez mais claros e trazendo mais esperanças para essa brasileira aqui, de que o verão vai compensar e ser quente e gostoso! J

22 de junho de 2015

Juhannus, o dia de São João na Finlândia

Quem disse que só no Brasil comemoramos o dia de São João? Na verdade, aqui na Finlândia nessa data é celebrado também o dia mais longo do ano, ou solstício de verão. 


Fogueira do Juhannus

Mas engana-se quem acha que aqui também temos quentão, vinho quente, pé de moleque, pamonha, canjica e outras comidas gostosas típicas ai do Brasil.

15 de junho de 2015

Kaivopuisto: o parque mais antigo de Helsinki

Além de ser um ótimo passeio em dias ensolarados, o Kaivopuisto oferece grandes gramados verdes e vários cafés


Foto: Entre vodka e cachaça
Um dos parques mais famosos e o mais antigo de Helsinki, o Kauvopuisto é cenário de festa (como no Vappu que você confere clicando aqui), encontros familiares, de amigos e de casais, tem ótimos lugares para um picnic, mas, mais do que isso, é um lugar tranquilo para relaxar e desfrutar do ar livre em meio a capital finlandesa.

8 de junho de 2015

Setor das embaixadas em Helsinki

Aproveitamos um dia de sol aqui em Helsinki e fomos dar uma olhada no setor das embaixadas na capital finlandesa.



Fotos: Entre vodka e cachaça

Além da nossa embaixada, passamos também por prédios de outros países.

1 de junho de 2015

O Distrito do Design em Helsinki

Lojas de design, antiguidades e moda, museus, galerias de arte, cafés e restaurantes... Todos concentrados em uma agradável região de Helsinki


Foto: Entre vodka e cachaça

O Design District Helsinki ou em bom português Distrito do Design de Helsinki, DDH, compreende as regiões do Punavuori, Kaartinkaupunki, Kamppi e Ullanlina. A ideia é se perder em ruas agradáveis, em meio a prédios com bela arquitetura e acabar em um café que ao mesmo tempo é uma galeria de arte.

Prove também uma dose de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...