Quem disse que só no Brasil comemoramos o dia de São João? Na verdade, aqui na Finlândia nessa data é celebrado também o dia mais longo do ano, ou solstício de verão.
Fogueira do Juhannus |
Mas engana-se quem acha que aqui também temos quentão, vinho quente, pé de moleque, pamonha, canjica e outras comidas gostosas típicas ai do Brasil.
Na Finlândia não existe uma comida típica para essa época, mas sim alguns rituais, como a fogueira (kokko), danças e sauna. O Juhannus é considerado o feriado mais importante do calendário finlandês.
Ao contrário de nossas terras tupiniquins que em Junho entra o inverno, essa época em terras escandinavas, entra o verão. Logo a festa aqui é comemorada com as pessoas ao ar livre, se divertindo com os amigos ou descansando em alguma casa de verão com a família, fazendo algumas linguiças (makkara) na churrasqueira e bebendo, claro!
Grupo de amigos fazendo makkara no grill, conversando e bebendo |
O Juhannus mistura tradições pagãs e religiosas e é festejado no sábado mais próximo entre 20 à 26 de Junho. Este ano aconteceu em 19 de Junho. Fomos com uns amigos para uma ilha perto de Helsinki, chamada Lauttasaari, para fazer um picnic e ver a fogueira de São João.
As fotos abaixo foram tiradas entre 19h e 23h. Reparem que o dia está bem claro.
Nosso picnic |
Fotos: Entre vodka e cachaça |
A tradição de celebrar o dia mais longo do ano com festa, segundo alguns magos antigos é para trazer fertilidade nas colheitas e ainda, segundo algumas pessoas, para arrumar um bom marido.
Para fechar o post, deixo vocês com uma foto que tiramos à meia noite perto de casa! Por estamos em uma parte mais baixa da Finlândia, não temos o tão famoso "sol da meia noite" como na região da Lapônia, mas aqui o céu também não fica escuro! :)
Meia noite em Espoo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Que bom ter você por aqui! Ficaremos felizes em ler sua opinião!
Ah, se você não tiver uma conta google e estiver comentando como anônimo, não esqueça de colocar seu nome no final!
:)