Sorte? Sonho? Vontade? Morar fora não é fácil, mas vale a pena!
Foto: Morguefile |
Ninguém vê o quanto você economizou e ponderou. Deixou de ir em festas, cinema, viajar. Estudou, trabalhou, se informou, ganhou algumas batalhas, perdeu outras. Em geral as pessoas pensam: nossa que sortudo, o fulano mora fora do Brasil, sorte a dele!
Se morando no Brasil nem tudo são flores, pode ter certeza que morar fora também não. É sorte sim viver em um país que as coisas funcionam e dão certo, em que as pessoas são honestas. Mas não acho que seja sorte, que para viver em um lugar assim você precise ficar longe de sua família, de seus costumes culturais, do seu país.
Viver fora é viver sempre sendo um estrangeiro, mesmo conhecendo o lugar onde você mora tão bem quanto a palma da sua mão. Viver fora é demorar para ter os mesmos direitos de quem é nativo. Viver fora é viver e pensar em uma outra língua, é voltar a ser criança para aprender a se comunicar. Viver fora é viver com saudade da família e dos amigos.
Quando você decide sair do seu pais, tudo é novo, a adaptação demora um tempo e as emoções parecem ser mais intensas. Você passa por um tremendo choque cultural.
Assim que se muda para um lugar novo, vem a "lua de mel" com país! Tudo é lindo e mágico e funciona. Passado uns meses vem a sensação de frustração, onde algumas coisas que você achava que eram boas passam a te irritar, tipo a neve que era linda passa a te atrapalhar, pois você não consegue sair de casa (rs...). Mais alguns meses e vem o período de ajustamento, no qual você começa a sentir que faz parte do meio em que vive e começa a aceitar as coisas e por fim, a última fase é a de aceitação e total adaptação.
Esse ciclo dura em média um ano. Então, depois de um ano morando fora você passa a entender melhor o que é bom, o que funciona, o quanto você pode ou não pode e assim vai seguindo a vida.
Esse ciclo dura em média um ano. Então, depois de um ano morando fora você passa a entender melhor o que é bom, o que funciona, o quanto você pode ou não pode e assim vai seguindo a vida.
Você está descontente com sua vida ai? Vive falando que quer morar fora do Brasil? Eu te pergunto? O que está fazendo para mudar sua vida? Do que está se abdicando para realizar "o sonho" de morar fora? Está preparado para passar por tudo, tanto boas quanto ruins?
Porque falar da vida dos outro é fácil, difícil é se mexer para que a sua vida mude, para que saia da sua zona de conforto e experimente um sentimento de queda livre em que é decidir, batalhar e conseguir morar fora.
Se você chegou até aqui, no final do texto, parabéns! rs... Poucos são os que leem textos longos de assuntos mais profundos. ;)
Resolvi escrever tudo isso, pois essa semana faz um ano que chegamos na Finlândia. Um ano. Um ciclo inteiro. Primavera, verão, outono e inverno. E que venham outros anos, outras conquistas, outros degraus a subir, outras danças para dançar e muita coisa para comemorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Que bom ter você por aqui! Ficaremos felizes em ler sua opinião!
Ah, se você não tiver uma conta google e estiver comentando como anônimo, não esqueça de colocar seu nome no final!
:)