26 de setembro de 2014

Curiosidades - parte 1

Curiosidades da vida na Finlândia


Em apenas algumas semanas aqui já presenciamos situações diferentes e engraçadas e vimos muita coisa... Veja abaixo o que passamos!

* Se você vier visitar a Finlândia, não se assuste se no meio de uma refeição como almoço ou jantar te oferecerem um copo de leite para acompanhar. Aqui é totalmente normal!

* Aqui na Finlândia, as cervejas não são servidas "trincando de gelada" igual no Brasil. Muitas vezes os finlandeses nem colocam a cerveja na geladeira, apenas as deixam em cima de algum balcão na cozinha.

* Por falar em bebida alcoólica, aqui na Finlândia ela é extremamente cara e somente uma loja pode vender (exceto cervejas que podem ser encontradas em supermercados, mas mesmo assim são caras!). Além disso "a loja" tem horários específicos para você fazer suas compras. Os impostos para bebidas alcoólicas são muito altos, por isso que todos os finlandeses vão ao menos uma vez por mês para a Estônia, país vizinho, que tem a venda de álcool liberada e com preços totalmente acessíveis. :) (#ficaadica)

* A Finlândia foi o primeiro pais da Europa a instituir o voto feminino! 


22 de setembro de 2014

Sauna - uma antiga tradição

Fazer sauna é uma antiga tradição finlandesa

Aqui sauna é motivo de comemoração e eles a usam para tudo: para conversar, depois de praticar esportes, depois do trabalho para relaxar, porque estão afim, porque estão felizes ou tristes, se querem estar com os amigos, ou preferem ficar sozinhos...

A temperatura média é entre 80º a 100º Celsius, mas um legítimo finlandês prefere ficar na casa dos 100º ou mais mesmo. E como é um bem estar para eles e não existe competição de quem fica mais tempo e quem aguenta mais calor. Faz bem para a circulação e para a mente!

Fazer sauna é uma antiga tradição finlandesa

Fazer sauna é uma antiga tradição finlandesa
 Fotos: Entre vodka e cachaça


19 de setembro de 2014

Tallinn - Estônia

Tallinn, a cidade que os finlandeses vão para comprar bebida alcoólica

Quem mora na Finlândia sabe o quanto comprar bebida alcoólica aqui é caro! São altos impostos e apenas uma loja que as comercializa.

Então, logo que chegamos aqui, todos nos falaram que para conseguir comprar cervejas, vinhos, vodkas, mais em conta, era necessário ir para Tallinn uma cidadezinha na Estônia.

Pois bem, programamos nossa viagem para lá! O trajeto mais comum para ir para Tallinn é via marítima. Aqui existem várias companhias de navio que fazem apenas Helsinki-Tallin / Tallin-Helsinki com preços bem acessíveis.

Compramos nossas passagens pela Viking Line por um bom preço, 13 euros cada um de nós por ida e volta. (Uma dica é comprar pelo site em finlandês, pois se você coloca o site em inglês o preço da passagem aumenta! :) )

O navio -gigante- parece de filme! Essas fotos são do site da companhia, pois não conseguimos tirar fotos dele inteiro!


Tallinn - Estônia

15 de setembro de 2014

Nem tudo é o que pode parecer!

Quando você não sabe a língua oficial do país e tem algumas dúvidas no inglês, cuidado ao pedir um prato de comida para um almoço ou jantar em algum restaurante...

Essa semana passei por uma situação interessante! Fui a uma pizzaria almoçar. Estava sozinha. Peguei o cardápio: em finlandês, sueco e inglês! Até ai tudo bem... Resolvi pedir a pizza mais simples, uma que vinha com molho de tomate, queijo e alguma coisa relacionada a carne, que não entendi direito o que era (e não tinha internet no meu celular para consultar...), mas como aqui na Finlândia eles comem muitos cogumelos e maioria de nome estranho para mim, achei que "essa coisa relacionada a carne" seria alguma especiaria...

Abre parênteses... No Brasil e pizza mais simples é geralmente de mussarela... Então aqui segui essa linha de raciocínio... Fecha parênteses

Engano meu!

 Foto: Entre vodka e cachaça
Pizza de carne moida!  Preciso dizer mais alguma coisa?

Fui! :)

8 de setembro de 2014

Chegadas e partidas

Para começar a contar meu conto, ou melhor, minha história volto até o ano de 2004 quando conheci aquele que se tornaria meu marido. Tínhamos muito em comum e sempre nos demos muito bem. Porém ele sempre sonhou em estudar fora do país e eu nunca imaginei em ficar fora do Brasil, longe dos meus pais. Talvez por uns três ou quatro meses fazendo um curso de línguas ou algo do tipo.

Quando estávamos juntos há cinco anos ele conseguiu uma bolsa de estudos para uma faculdade de Portugal. Seis meses depois ele voltou deslumbrado com a vida na Europa e desde então seu objetivo profissional foi fazer mestrado fora do Brasil.

O tempo passou e em 2012 nós nos casamos em uma cerimônia linda só para os parentes mais próximos e começamos enfim a nossa vida juntos!  Dizem que quando você casa, você aceita o outro do jeito que ele é, com os defeitos e as qualidades! Pois bem, eu aceitei casar com ele e com isso acabei “comprando” o sonho dele de estudar fora!

Porque eu digo comprei? Por que um mestrado geralmente dura dois anos.  Isso significa 24 meses, ou 730 dias! Só com muito amor mesmo. Enfim, no meio do ano passados achamos que seria a hora de tentar. Ele escolheu as faculdades que gostaria de estudar e aplicou para fazer mestrado. Foram provas escritas e entrevistas via internet.

Eis que em uma manhã normal de maio, recebemos um email que ele tinha sido aceito! Sem chão, sem ar, tudo rodando! Isso mesmo, aceito! Nossa saga começava ai! Iríamos para Finlândia, uma país quase desconhecido para muitos de nós, ao norte da Europa com a melhor educação do mundo e um clima totalmente diferente do nosso, onde no  inverno as temperaturas podem atingir até -30°C ao norte.

Muita pesquisa depois, descobrimos que para tirar o visto, teríamos que ir à Embaixada em Brasília, e eu teria que passar por uma entrevista. Mas antes teríamos que enviar documentos, certidões, extratos de banco, comprovantes...


Enfim, tudo deu certo! Alugamos um apartamento lá e cada dia que passa o frio na barriga aumenta. Crises de euforia por estar indo e de choro já com saudade de quem fica se intercalam! Malas cheias, coração aberto e muita saudade!

 Foto: Entre vodka e cachaça


5 de setembro de 2014

Capela Kamppi

A intenção da Capela Kamppi é ser um local de silêncio, no meio de um dos locais mais movimentados da Finlândia

Quem está passeando pela região central de Helsinki, em um primeiro momento estranha ao ver uma construção de madeira, com forma ovalada, no meio de uma praça. 

A praça, Narinkka. A construção, Capela Kamppi, também conhecida como Capela do Silêncio.

Igreja na Finlândia 
Foto: Entre vodka e cachaça 

Apesar de ser católica, aqui não se realizam batizados, casamento ou outros serviços religiosos. Sua função é ser um ponto de meditação.

1 de setembro de 2014

Nossa chegada e a cidade de Tampere

Verão finlandês: summer cottage (kesämökki) e a cidade de Tampere


Ao chegarmos aqui na Finlândia, fomos recebidos por uma amiga e ficamos em sua summer cottage (cabana de verão - em finlandês kesämökki) por três dias. Um lugar tranquilo e muito bonito em Urjala, rodeado de florestas e lagos.

Tão tranquilo que nem a água encanada chegou por lá, mas isso faz parte da aventura rs...

Algumas imagens:

Summer cottage (kesämökki)

Prove também uma dose de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...