Você sabia que a Finlândia é considerada o país com a melhor educação do mundo? Não?
O mais interessante é que a a educação finlandesa não é tão rígida quanto nós conhecemos. Lá as crianças entram na escola a partir dos 7 anos de idade e não existem escolas em tempo integral. A jornada de aula é de até sete horas e os alunos não tem quase lição de casa e mesmo assim eles estão no topo!
Dois grandes diferenciais podem ser citados: as crianças aprendem em casa com os pais a maior das lições que se pode ter na vida: respeito com o outro; e a educação dispensa as provas e aposta na valorização do professor e na liberdade para ele trabalhar. "Os professores planejam as aulas, escolhem os métodos. Não há prova nacional, não acreditamos em testes, estamos mais interessados na aprendizagem. Os professores têm muita autonomia, mas precisam ser bem qualificados. Esta é uma profissão desejada na Finlândia", afirma Jaana Palojärvi diretora do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia.
Na Finlândia a educação é gratuita, inclusive no ensino superior. Apenas 2% das escolas são particulares, mas são subsidiadas por fundos públicos e assim, os estudantes não pagam mensalidade.
Ainda segundo Jaana a educação na Finlândia faz parte de uma cultura de um longo trabalho. "Temos muitas diferenças em relação ao Brasil, somos um país pequeno de 5,5 milhões de habitantes. A Finlândia não quer dar conselhos, nós relutamos muito em relação a isso", afirma.
Que saber mais sobre a educação finlandesa? Conheça o Projeto Finlândia um site que tem o objetivo de levar um pouco de informação crítica sobre a sociedade e educação finlandesa aos brasileiros.
Com informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Que bom ter você por aqui! Ficaremos felizes em ler sua opinião!
Ah, se você não tiver uma conta google e estiver comentando como anônimo, não esqueça de colocar seu nome no final!
:)