4 de maio de 2015

Vappu! Celebrando o dia do trabalho e a primavera

Assim como no Brasil, o 1º de Maio aqui na Finlândia é feriado e dia do trabalho, mas além disso, esse dia é celebrado a chegada da primavera por aqui e com isso dias mais longos, férias e calor.


1 de maio
Foto: Entre vodka e cachaça

Além de ser comemorado o dia do trabalho, um dos acontecimentos mais importantes aqui na Finlândia em 1º de Maio, conhecido como Vappu, são os tradicionais encontros das associações estudantis que acontecem nos parques e praças da cidade para comemorar a primavera. 


Vou explicar melhor: cada universidade aqui na Finlândia possui sua "guilda", uma espécie de grêmio estudantil, como temos ai no Brasil também. Os estudantes que representam as guildas vestem um macacão (cada faculdade tem uma cor, então vemos pessoas de rosa, azul, amarelo, roxo, branco, vermelho...) e um quepe branco e saem para ruas para comemorar, beber muito e fazer picnic nos parques e praças, principalmente no Kaivopuisto, um grande parque na região central de Helsinki. 

No Vappu, além dos representantes das guildas, participam todos os estudantes e até ex-estudantes. Vimos senhores e senhoras com seu quepe branco indo participar da festa. Vimos também famílias onde pai, mãe e filhos estavam com quepe! 

Geralmente as celebrações estudantis começam no fim da tarde do dia 30 de Abril e seguem até o fim da tarde do dia seguinte. São praticamente 24h celebrando o Vappu, dando muita risada, comendo e bebendo.












Fotos: Entre vodka e cachaça

Confesso que nunca tinha visto tanta gente junta aqui em Helsinki. Nem no ano novo tinha tanta gente reunida, celebrando... rs...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Que bom ter você por aqui! Ficaremos felizes em ler sua opinião!
Ah, se você não tiver uma conta google e estiver comentando como anônimo, não esqueça de colocar seu nome no final!
:)

Prove também uma dose de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...