16 de fevereiro de 2015

Oslo - turismo ao norte da Europa

Venha com a gente conhecer Oslo, a encantadora capital da Noruega e apaixone-se por essa cidade

Chegamos em Oslo de barco, em uma fria manhã de inverno. Nossa primeira visão da cidade foi essa! Neve! Muita neve! :)

Logo fomos até a estação central para poder achar o Hostel que iríamos ficar...

O Anker Hostel é super legal! Ficamos em um quarto com oito camas e um banheiro. Na primeira noite ficamos sozinhos, na segunda tinha um italiano chegou (e ele não falava nada de inglês :/ ).

Como aqui ao norte da Europa a noite chega no meio da tarde (poético isso...) resolvemos sair para dar uma caminhada e conhecer o centro de Oslo.

Aproveitamos que era dezembro e fomos conhecer a feirinha de Natal. Esse tipo de feirinha é super comum nos países escandinavos. Eles vendem roupas de lã, bebidas e comidas típicas.

Depois seguimos para ver o Parlamento...

... a Universidade de Oslo

... e o Palácio Real

E quem disse que na Noruega não tem sol? Ao menos tinha o nosso desenhado na neve! :)

Preciso confessar para vocês que nunca tinha visto tanto nevoeiro na minha vida!

No dia seguinte fomos até o portinho e tinha tanta névoa que não dava para ver o mar...Me senti em um desenho do Scooby Doo, onde ele e o Salsicha tem que recortar a névoa para conseguir ver alguma coisa! rs..

Passamos pela Prefeitura para poder pegar o ônibus que nos levaria até nossa primeira atração do dia: o Museu do Barco Viking!

Detalhe para o belo relógio! Ele mostra a posição do sol, a estação do ano, o dia, o mês, a lua e o que mais você imaginar! Ah, ele também mostra as horas! rs...

Essa simpática construção é o Museu do Barco Viking. Ai estão expostos além de alguns artefatos da época, os três mais bem conservado barcos vinkings do mundo

turismo em Oslo

Turismo em Oslo

The Oseberg Ship - com 21,5 m de comprimento e 5m de largura. Foi construído aproximadamente em 820 a.d.
Segundo pesquisadores e historiadores, o dono do barco ou pessoas influentes da época quando morriam eram colocadas juntos com seus pertences e animais em um câmara funerária (uma construção de madeira) dentro do barco e ele era afundado.
Na câmara desde barco foram encontrados corpos de duas mulheres e o esqueleto de 12 cavalos, além de jóias e pertences.
The Oseberg Ship

The Tune Ship - Foi o primeiro barco viking a ser descoberto e é datado de aproximadamente 900 a.d..
Nele, foi encontrado em sua câmara funerária, o corpo de um homem, o esqueleto de um cavalo e equipamentos de ski.

The Tune Ship

The Gokstad Ship - Construído por volta de 890a.d., possui 23m de comprimento e 5 m de largura.
Dentro dele foi encontrado o corpo de um homem de aproximadamente 40 anos de idade, diversos utensílios de cozinha, seis camas, os corpos de 12 cavalos, seis cachorros e de um pavão.

The Gokstad Ship

Sapatos encontrados em um dos barcos

Sapato Viking

Cadeira encontrada em um dos barcos

Cadeira Viking

Depois dessa visita incrível do Museu, fomos caminhar até o ponto de ônibus e ficamos felizes ao ver o sol! (sim, às vezes essa bola de fogo aparece por esses lados!)

Pegamos o metrô rumo à Holmenkollen, uma das pistas de ski mais famosas do mundo! O metrô te deixa bem perto da pista, mas claro que você ainda tem uma boa subida para poder chegar lá! Mas o nosso esforço foi recompensado por esse céu maravilhoso!

Cansados de tanto andar e subir e descer, resolvemos encerrar nosso dia vendo um concerto de música gratuito na igreja principal de Oslo. O "Desembertone" é um espetáculo incrível, onde dentro da igreja tocam bandas de rock, pop, coral e música clássica. Confesso que arrepiou!

Mesmo com a igreja lotada e a gente em pé, conseguimos fazer dois vídeos para mostrar para vocês a beleza do evento.

No dia seguinte, nosso último em Olso passamos pela belíssima Opera e Ballet House. O mais incrível é poder subir no telhado e ter uma vista maravilhosa da praticamente a cidade toda!

Opera e Ballet House em Oslo

No caminho de volta para pegar o trem para nossa próxima parada da viagem, passamos pelo forte e Museu das Forças Armadas da Noruega.

Até breve, Oslo! Logo mais voltaremos! :)

Ficha:
Apesar de algumas ladeiras, Oslo é uma cidade linda de se conhecer. Vale a pena passar uns dias por lá!  :)