8 de janeiro de 2015

Natal na Finlândia

Ah, o Natal

Todo mundo sabe que o Papai Noel mora com a Mamãe Noel, seus ajudantes e suas renas. O que pouca gente sabe é que a Finlândia é a terra do Papai Noel. Ele mora na Lapônia, uma região bem ao norte do país.

Pensando nisso, fiquei bem empolgada para que a época do Natal chegasse aqui em Helsinki. Passei um tempo imaginando como seria a decoração, se iria ver o bom velhinho em algum lugar por ai... Enfim, realizar o sonho de criança de ver “o cara”.

No final de Novembro, fui a um shopping perto de casa (não moro na capital Helsinki, moro em uma cidade que faz parte da região metropolitana, uns 20 minutos de ônibus do centro)  e vi que estavam começando a montar a decoração. Já tinha uma árvore com luzinhas e umas maçãs penduradas ( o nome do shopping é Iso Omena, ou Grande Maçã em português).

Dois dias depois voltei ao shopping e a decoração era a mesma, nada tinha sido acrescentado. Uma semana depois passei por lá e... nada!

Vou para Helsinki direto e comecei a reparar que a decoração também estava bem fraquinha. Nada de grandes árvores, luzes pela cidade... Pensei em ver algo como a Avenida Paulista, em São Paulo; Gramado e Curitiba, no Sul... Algo bonito, grandioso, afinal é a terra do Noel!

Fui em um shopping bem conhecido e ele estava bonito, todo iluminado, mas, mas.

Enfim, sábado dia cinco foi a inauguração da decoração natalina aqui. Opa! Então era por isso que não tinha quase nada. Vai ter a inauguração. Tudo ficou claro em minha cabeça. Então mesmo aos 0 graus e com chuva, fui com o marido ver a decoração da cidade.

Uma rua. Sim, você não leu errado. Uma rua bem enfeitada. E algumas outras com um ou outro enfeite. Que decepção L

Uma rua no centro de Helsinki bem bonita, com luzes, uma feirinha super fofa vendendo roupas de lã (para o inverno) e algumas bebidas típicas, uma grande loja famosa aqui com uma decoração linda, que todas as crianças (e adultos) paravam para ver.

Andei mais um pouco em direção à praça mais conhecida aqui, a Praça do Senado. Mais uma feirinha fofa, com artigos de lã e típicos daqui.


A fachada do terminal de ônibus também tem umas luzinhas.

Árvore de Natal na Praça do Senado
Natal na Finlândia
Foto: Entre vodka e cachaça



Christmas Market (mercado de Natal) - super comum aqui na região Escandinava
Natal na Finlândia

Decoração de uma das principais e mais famosas ruas de Helsinki
Natal na Finlândia
Fotos: Entre vodka e cachaça


Confesso que fiquei bem triste. Já sabia que a decoração em outros países não é tão intensa como no Brasil, mas aqui, por ser a terra do Papai Noel, achei que fosse ser mais bonito, colorido e alegre... Quem sabe ano que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Que bom ter você por aqui! Ficaremos felizes em ler sua opinião!
Ah, se você não tiver uma conta google e estiver comentando como anônimo, não esqueça de colocar seu nome no final!
:)

Prove também uma dose de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...